segunda-feira, 31 de outubro de 2022

UM DIA VÃO ME PERGUNTAR SOBRE COMO FOI VIVER NESTE PERÍODO DA HISTÓRIA

 No dia 30 de outubro de 2022, foi eleito para assumir a presidência do Brasil, o ex presidente Lula. Amado  e odiado por muitos. O período que antecedeu sua vitória acirrada sobre o atual presidente, Bolsonaro, foi de muita instabilidade política. De 2003 à 2011 o Brasil viveu um governo ansiado por muitos, pós ditadura e altas taxas de juros e inflação. Após a Segunda Guerra Mundial, que abalou o mundo todo, veio a Guerra Fria, e aqui no Brasil vivíamos períodos de igual instabilidade, até chegar no golpe militar, que durou 21 anos. Após isso, o Brasil retomou sua democracia, que ainda é relativamente nova.

O governo de Lula foi ansiado pelos jovens que começaram a viver sua vida adulta após a retomada da democracia, queriam mudanças na velha política, um país melhor após vários anos de escuridão. Após dois mandatos com ampla aprovação pela população, Lula deixa sua sucessora assumir, Dilma Rousseff, primeira mulher a assumir a presidência de nosso país. Conhecida por seu trabalho no governo, na economia, e também por sua militância contra a ditadura, Dilma tinha tudo para ter um outro governo aprovado pelo povo, não fosse por suas alianças políticas frágeis. Acho que foi a partir daí que o Brasil chegou onde está agora. Dilma sofreu um processo de Impeachment, e logo depois quem assumiu foi seu vice, Michel Temer, que terminou o mandato em meio a muitos escândalos, passando a bola para Bolsonaro.

Em 2019, iniciou-se o atual governo, também cercado de polêmicas. Bolsonaro era uma figura por si só polêmica, ao longo de sua carreira política teve várias declarações controversas. Assumiu a presidência quando grande parte do povo vivia uma onda de conservadorismo, clamando por um país justo e reto, apoiados nos valores religiosos e da família. Talvez ele tivesse sido reeleito se o mundo não tivesse tido essa guinada que teve. 

Em 08 de fevereiro de 2020, eu colei grau do meu curso superior, foi a última colação presencial até 02 anos depois. A pandemia de coronavírus veio com tudo, matando milhares no Brasil. Nosso país não estava preparado para isso, e aparentemente nem nosso líder. Depois disso, veio a guerra entre Rússia e Ucrânia, e antes disso os EUA estavam elegendo seu presidente, o mundo mudava mais ainda. 

Em 2022, a Rainha Elizabeth da Inglaterra morreu, ela que reinou por 70 anos, outro marco na história mundial.

Bom, de 2014 para cá, eu acompanhei a história, não entendo muito bem os eventos que levaram ao atual cenário político brasileiro, mas daqui alguns anos, creio que serei questionada por meus filhos sobre tudo isso, pois estará tudo escrito nos livros de história, assim como eu estudei sobre as guerras e ditaduras. Antes de 2014 não posso falar muito de cabeça, sem dar uma lida, pois eu era adolescente, e qual adolescente se interessa pela história em construção? 

Neste momento, após a confirmação da vitória de Lula, vários apoiadores de Bolsonaro fecharam as estradas do Brasil em protesto contra o resultado, impedindo várias pessoas de irem e virem. Eu particularmente acho errado isso, pois o que eles desejam? Que a eleição seja anulada? Que haja outra votação? A nossa democracia é muito frágil. Por que quando pesquisamos no google "o que é democracia?" temos o seguinte resultado principal:  governo em que o povo exerce a soberania. Sendo assim, está aí mais uma coisa que não entendo: como o povo não aceita a decisão do próprio povo? Se a urna fosse falha, por que o atual governo não utilizou esta falha a seu favor? 

São eventos que só entenderei depois, quando alguém mais inteligente escrever sobre isso. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUE JOGAMOS A CULPA NOS OUTROS SE NOSSAS ESCOLHAS FORAM FEITAS POR NÓS MESMOS?

Estou bem magoada com meu marido, veja bem, ele está sem falar com meu pai e isso deixa meu velho triste por que ele gosta muito do meu mari...