quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DO TEMPO

 Hoje, conversando sobre idade percebi como as pessoas vivem realidades diferentes apesar de ter a mesma idade. Veja bem:

- minhas mãe tem 44 anos de idade, a filha mais velha dela tem 25 anos, e o mais novo tem 18 anos. Ela terminou o ensino médio com uns 35 anos, e concluiu o ensino superior aos 44 anos;

- meu chefe tem 42 anos, pouca diferença para minha mãe. A filha dele tem 4 anos de idade, e ele não terminou o ensino superior, mas por falta de interesse, já que sempre teve condições de vida boa. 

Fazendo esse paralelo, consigo perceber que enquanto meu chefe curtia a vida com seus vinte e poucos anos, minha mãe já era dona de casa e mãe.  

Quando penso sobre mim em relação aos outros da minha idade, às vezes me sinto triste, pois parece que eu não saio do lugar na mesma velocidade que os outros. As pessoas que eu conheço da minha idade já conquistaram tantas coisa. Só que se eu for fazer essa comparação com a minha mãe, já muda o parâmetro. Aos 25 anos ela tinha outras preocupações, que eu não tenho.

Enfim, um devaneio.  Cada um tem seu tempo, mesmo que tenha a mesma idade. 

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

UM DIA VÃO ME PERGUNTAR SOBRE COMO FOI VIVER NESTE PERÍODO DA HISTÓRIA

 No dia 30 de outubro de 2022, foi eleito para assumir a presidência do Brasil, o ex presidente Lula. Amado  e odiado por muitos. O período que antecedeu sua vitória acirrada sobre o atual presidente, Bolsonaro, foi de muita instabilidade política. De 2003 à 2011 o Brasil viveu um governo ansiado por muitos, pós ditadura e altas taxas de juros e inflação. Após a Segunda Guerra Mundial, que abalou o mundo todo, veio a Guerra Fria, e aqui no Brasil vivíamos períodos de igual instabilidade, até chegar no golpe militar, que durou 21 anos. Após isso, o Brasil retomou sua democracia, que ainda é relativamente nova.

O governo de Lula foi ansiado pelos jovens que começaram a viver sua vida adulta após a retomada da democracia, queriam mudanças na velha política, um país melhor após vários anos de escuridão. Após dois mandatos com ampla aprovação pela população, Lula deixa sua sucessora assumir, Dilma Rousseff, primeira mulher a assumir a presidência de nosso país. Conhecida por seu trabalho no governo, na economia, e também por sua militância contra a ditadura, Dilma tinha tudo para ter um outro governo aprovado pelo povo, não fosse por suas alianças políticas frágeis. Acho que foi a partir daí que o Brasil chegou onde está agora. Dilma sofreu um processo de Impeachment, e logo depois quem assumiu foi seu vice, Michel Temer, que terminou o mandato em meio a muitos escândalos, passando a bola para Bolsonaro.

Em 2019, iniciou-se o atual governo, também cercado de polêmicas. Bolsonaro era uma figura por si só polêmica, ao longo de sua carreira política teve várias declarações controversas. Assumiu a presidência quando grande parte do povo vivia uma onda de conservadorismo, clamando por um país justo e reto, apoiados nos valores religiosos e da família. Talvez ele tivesse sido reeleito se o mundo não tivesse tido essa guinada que teve. 

Em 08 de fevereiro de 2020, eu colei grau do meu curso superior, foi a última colação presencial até 02 anos depois. A pandemia de coronavírus veio com tudo, matando milhares no Brasil. Nosso país não estava preparado para isso, e aparentemente nem nosso líder. Depois disso, veio a guerra entre Rússia e Ucrânia, e antes disso os EUA estavam elegendo seu presidente, o mundo mudava mais ainda. 

Em 2022, a Rainha Elizabeth da Inglaterra morreu, ela que reinou por 70 anos, outro marco na história mundial.

Bom, de 2014 para cá, eu acompanhei a história, não entendo muito bem os eventos que levaram ao atual cenário político brasileiro, mas daqui alguns anos, creio que serei questionada por meus filhos sobre tudo isso, pois estará tudo escrito nos livros de história, assim como eu estudei sobre as guerras e ditaduras. Antes de 2014 não posso falar muito de cabeça, sem dar uma lida, pois eu era adolescente, e qual adolescente se interessa pela história em construção? 

Neste momento, após a confirmação da vitória de Lula, vários apoiadores de Bolsonaro fecharam as estradas do Brasil em protesto contra o resultado, impedindo várias pessoas de irem e virem. Eu particularmente acho errado isso, pois o que eles desejam? Que a eleição seja anulada? Que haja outra votação? A nossa democracia é muito frágil. Por que quando pesquisamos no google "o que é democracia?" temos o seguinte resultado principal:  governo em que o povo exerce a soberania. Sendo assim, está aí mais uma coisa que não entendo: como o povo não aceita a decisão do próprio povo? Se a urna fosse falha, por que o atual governo não utilizou esta falha a seu favor? 

São eventos que só entenderei depois, quando alguém mais inteligente escrever sobre isso. 



 

terça-feira, 20 de setembro de 2022

CONTINUAÇÃO - A ESCRITA

 Aos 25 anos, as coisas ficaram meio estranhas na minha cabeça. O tempo parece que passa de forma diferente, parece que eu perdi a noção da sua passagem, tanto que a postagem que fiz neste blog já faz meses. Lembro que quando tive essa ideia de fazer outro blog (já tive alguns) pensei "vai ser um lugar em que eu vou viver escrevendo, pois eu amo escrever!". Que nada! 

Este é um projeto que parte de mim, direcionado para minha pessoa, e se em algum momento alguém ler, ótimo. O que me frusta é nem eu mesma conseguir ter uma força de vontade de continuar, de vir aqui escrever o que eu penso sobre qualquer coisa, sobre tudo...

Lembro que lá em 2013/2014 eu amava ler e escrever fanfics, e eu amava ler minhas histórias. Tinha vezes que até me surpreendia com as coisas que eu escrevia...Daí, no meio de três histórias, simplesmente abandonei tudo! Apaguei minhas histórias e nunca mais voltei (tá, até tentei, mas não deu)...Não sei o que houve comigo, quis sumir da vida de escritora como queria sumir da minha própria vida. O que me deixa mais triste em tudo isso é que eu nem salvei minhas histórias, queria ter feito isso para continuar. Tenho uma vaga lembrança delas, mas nada que eu possa resgatar e terminar. 

Diariamente eu tento lutar contra esse sentimento de "querer sumir", largar tudo e me esconder. Só que na vida adulta eu não posso fazer isso. Não posso largar meu marido, minha família, meu trabalho, meus objetivos. Se eu fizesse isso o que aconteceria depois? Quando eu sumi das fanfics, eu ainda continuei minha vida real, só que eu abandonar a minha vida real agora, para onde eu iria? É uma coisa que me assombra, não sei como resolver. Eu só luto contra isso toda vez que me sinto cansada, eu paro e depois ando mais lentamente. Uma hora passa né...Acho que tenho que fazer terapia, mas tenho tantas outras coisas para fazer, que meu dia não é longo o bastante.

Na época de fanfics, eu também amava ler, como já disse, até isso eu tenho dificuldade hoje em dia. Tenho vários livros na minha estante, que antes eram sonhos de consumo, agora os possuo, mas não passo nem perto de ler. Acho que este ano li apenas uns quatro, e eram algumas releituras. Queria entender o que me impede de ser ativa, por que ainda me interesso por todas as coisas que deixei para trás. 

Hoje em dia eu amo assistir doramas, enquanto escrevo este post ouço minha playslist de OSTS. Até meus amados doramas estão de lado na minha vida, não consegui terminar um que eu estava vendo há um mês, e agora não acho disposição para voltar. 

Enfim a adulta sem motivação, com vontade largar tudo para fazer nada, mas que amava viver...Vai entender né. 

ATUALIZAÇÃO:  a primeira postagem já faz 1 anos, será que  próxima será ano que vem? :)

POR QUE JOGAMOS A CULPA NOS OUTROS SE NOSSAS ESCOLHAS FORAM FEITAS POR NÓS MESMOS?

Estou bem magoada com meu marido, veja bem, ele está sem falar com meu pai e isso deixa meu velho triste por que ele gosta muito do meu mari...